terça-feira, 9 de outubro de 2007

Mulheres fortes e frágeis.


Epá, como deve ser boa a vida das mulheres frágeis; elas têem sempre alguém que lhes carregue os embrulhos, troque o pneu do carro, lhes abra a porta do automóvel e por aí fora. As fortes fazem tudo sozinhas, e são sempre chamadas nas horas do aperto: elas aguentam qualquer coisa, e são tão fortes que se metem até mesmo onde não são chamadas, para ajudar a resolver os problemas dos outros.É dura a vida das fortes, que não são poupadas de nada. Se alguém está com uma doença grave, é a elas que vão contar; se a namorada do sobrinho ficou grávida, são as primeiras a saber, e quando alguém da família é preso por posse de droga, são imediatamente chamadas para as providências de praxe... fora os problemas financeiros, é claro.
Enquanto isso, as frágeis são poupadas... elas não iam aguentar um choque desses e precisam repousar, porque são frágeis, coitadas. Existe sempre alguém para cuidar das frágeis, quer seja um parente, um amigo, até um vizinho, que bate à porta preocupado com o silêncio e para saber se ela está a precisar de alguma coisa.
Uma mulher frágil é mais frágil que um bebé, e como os homens adoram o papel de protectores para se sentirem fortes e poderosos, é a união perfeita da fome com a vontade de comer. Quando elas ficam doentes, um verdadeiro exército é mobilizado; um leva revistas, o outro um embrulhinho com frutas, flores e chocolates, e se ela não tiver empregada não falta quem vá para a cozinha fazer uma canjinha.
Alguma atenção para se perceber que essas mulheres frágeis são indestrutíveis. As fortes, na hora de uma crise de coluna, arrastam-se até à cozinha para beber um copo de água, e até se alimentam o fim de semana inteiro com uma banana, pois ninguém telefona para saber se precisam de alguma coisa.

Somos todas estimuladas a ser fortes, mas a boa vida levam as frágeis, daí a dúvida: não seria melhor que as mães, os pais e as ensinassem as crianças a serem frágeis, pois sempre haverá alguém para cuidar delas pela vida toda?
E aliás, qual é a vantagem de ser forte, além de saber que um dia alguém se referiu a ela dizendo "aquela é uma mulher forte"? É grande elogio, é verdade. Mas e então? Todas as mulheres fortes tem desejos secretos que não conta nem ao seu travesseiro: que alguém, e não é preciso que seja um homem faça um gesto por ela, de vez em quando. Nada de muito importante...

Sem comentários: